ORIENTAÇÕES SOBRE OS FLUXOS ADMINISTRATIVOS (tramitação, prazos e formulários)

 

Orientações sobra prazos e tramitações.   


 

Estágio Docência:

 

A matrícula na disciplina de Estágio Docência dar-se-á apenas após a aprovação por parte da Comissão de Pós-Graduação do POSTRAD do plano de atividades elaborado pelo(a) estagiário(a) e seu(sua) orientador(a). Uma vez concluído o Estágio, um relatório final deve ser entregue á Coordenação do POSTRAD, via a Secretaria de Pós-Graduação do IL.

 

Plano de ensino de Estágio Docência


Relatório final de Estágio Docência 


 

Inscrição no processo seletivo:

 

Ficha de Inscrição Processo Seletivo 01/2021 (Seleção Universal)


Ficha de Inscrição Processo Seletivo 02/2021 (Seleção Surdos)


Solicitação de bolsa:

 

O formulário poderá ser enviado por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD no período de inscrições estabelecido no cronograma da chamada pública de seleção de bolsistas, que será lançada no início de cada ano letivo.

 

Formulário de Solicitação de bolsa


Solicitação de matrícula, ajuste de matrícula e monitoria:

 

Para solicitar matrícula ou ajuste de matrícula em disciplinas do semestre, preencher e enviar por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD o seguinte formulário, respeitando os prazos estabelecidos pelo Calendário de Pós-Graduação da UnB.

 

Matrícula e ajuste


 

Inscrição para monitoria


Revisão de menção:

 

Pedidos de revisão de menção devem ser encaminhados por e-mail à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD com o seguinte formulário, respeitando os prazos estabelecidos pelo Calendário de Pós-Graduação da UnB. 

 

Revisão de menção


Indicação de bancas de qualificação e defesa:

 

O pedido de indicação de bancas de Qualificação e Defesa é feito pelo(a) orientador(a) mediante envio do formulário correspondente à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD, via SEI, com uma antecedência mínima de 30 dias da data indicada para a banca. 

 

Banca de qualificação

Banca de defesa de dissertação


Pedido de prorrogação de qualificação/defesa:

 

O pedido de prorrogação deve ser apresentado pelo(a) discente com anuência do(a) orientador(a), mediante envio do formulário correspondente à Secretaria de Pós-Graduação do IL, via e-mail, com uma antecedência mínima de 30 dias do prazo regulamentar da defesa, junto com o novo cronograma.

 

Prorrogação de banca de qualificação ou defesa

 


Pedidos diversos:

 

Pedidos de aproveitamento de créditos, ajuste de matrícula, certificados ou declarações, desligamento voluntário, inclusão de disciplina no domínio conexo ou outros pedidos podem ser realizados pelo(a) discente mediante envio por e-mail do formulário a seguir à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD.

 

 

Solicitação de aluno


Trancamento:

 

Os processos de trancamento devem ser gerados via SEI em modo restrito, tendo como hipótese legal a Informação Pessoal, e individualizados por discente, em conformidade com disposto no art. 31 da Lei n. 12.527/2011 e art. 60 do Decreto n. 7.724/2012. 

2. Os processos de trancamento devem conter, e preferencialmente nessa ordem, os seguintes documentos: 

a) O formulário “Solicitação de trancamento da pós-graduação”, disponível no site da SAA  (link - clique aqui), preenchido e assinado pelo(a) discente. 

b) A comprovação do impedimento involuntário do(a) discente, em todos os casos. 

- Por motivo de saúde: atestado médico, relatório médico, outros documentos médicos, etc. 

- Por motivo de maternidade: certidão de nascimento do(as) filho(as) da discente. 

c) A ata da reunião da comissão de pós-graduação na qual houve a deliberação 

d) O parecer do(a) orientador(a) do(a) discente (apenas em caso de Trancamento de Matrícula em Disciplina). 

e) O formulário “Parecer de Trancamento da Pós-Graduação”, já disponível no SEI, preenchido e assinado pelo(a) presidente da comissão: o(a) coordenador(a) do PPG. 

3. A solicitação deferida deve ser encaminhada à SAA/CRPG para implementação no SIGAA. 

4. As solicitações de trancamento retroativo devem ser direcionadas ao DPG/DIRPG, mediante justificativa do PPG, para apreciação e deliberação. Quando deferida, deve ser encaminhada à SAA/CRPG para implementação no SIGAA. 

5. Para ser considerada no prazo, a solicitação de trancamento deve ser apresentada pelo(a) discente até o último dia de aula do período letivo, conforme previsto no calendário acadêmico.  

6. A solicitação de trancamento geral de matrícula por motivo de maternidade dispensa a deliberação colegiada, devendo ser encaminhado pelo PPG diretamente para SAA/CRPG para implementação no SIGAA. 


Mudança de orientador(a):

 

O pedido de mudança de orientador(a) é realizado mediante envio, por e-mail, do formulário a seguir à Secretaria de Pós-Graduação do POSTRAD com o acordo entre o(a) orientador(a) vigente e o(a) proposto(a). 

 

Mudança de orientador(a)


Credenciamento de docente

 

Ir para a seção de credenciamento de docentes.