As pesquisas desenvolvidas no POSTRAD que envolvam seres humanos devem ser submetidas à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da Universidade de Brasília.

É importante levar em conta a duração desse trâmite, pois não se trata de um procedimento rápido. Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados pela Plataforma Brasil e podem ser retornados diversas vezes para ajustes. Como as reuniões do do CEP/CHS só ocorrem uma vez por mês (preferencialmente, na última sexta-feira do mês), é necessário submeter o projeto com bastante antecedência, pois não é possível iniciar a coleta de dados antes da aprovação. 

 

As pesquisas que envolvem população indígena e cooperação com organismos estrangeiros (áreas temáticas especiais), além da avaliação pelo CEP/CHS, serão avaliados também pela Conep. Dessa forma, o pesquisador deverá levar em consideração no cronograma de pesquisa mais este prazo.

 

Dúvidas sobre quais tipos de projetos precisam da aprovação do Comitê? O livro Comitê de Ética em Pesquisa: Letras e Linguística (2022), de Lorena Borges, tem as respostas.