O planejamento estratégico do POSTRAD para o quadriênio 2021-2024 está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade de Brasília para o ciclo de 2018-2022.

 

O ciclo de planejamento compreende 4 etapas básicas relacionadas entre si:

 

1) análise ambiental da situação atual;

2) a definição da situação futura desejada;

3) o estabelecimento de ações necessárias para o alcance do cenário pretendido e;

4) a avaliação e o monitoramento dos resultados alcançados.

 

A seguir, são apresentados os principais aspectos do Planejamento Estratégico do POSTRAD para o quadriênio de 2021-2024.

 

 

Políticas e diretrizes estratégias do POSTRAD

 

Algumas das políticas do PDI para o período de 2018-2022 impactam mais diretamente que outras a atuação do POSTRAD. Dentre elas, podemos salientar as de Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Inovação.

 

É importante salientar o caráter transversal de algumas diretrizes estratégicas do POSTRAD, tais como a interdisciplinaridade, a flexibilidade, a diversidade e a acessibilidade, que permeiam todas as esferas de atuação do Programa e estão relacionadas a outras políticas constantes no PDI, a saber, a Política de Acessibilidade e a Política de Responsabilidade Social. Outra diretriz diz respeito à integração com a graduação e a extensão.

 

 

 

Missão

 

Para o quadriênio 2021-2024, o POSTRAD adotou como missão promover formação e aprimoramento de alto nível de profissionais para atuarem em atividades de pesquisa, de magistério superior e de extensão no campo dos Estudos da Tradução com capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento e a solução de problemas relevantes para a sociedade.

 

Visão

 

A visão estabelecida no planejamento estratégico do POSTRAD para o quadriênio 2021-2024 é ser referência nacional na produção de conhecimento científico-tecnológico de excelência e inovador em Tradução e Interpretação, com inserção local, regional e internacional.

 

Valores

 

Os valores do POSTRAD estão alinhados com os da Instituição. São os seguintes:

 

• Respeito e valorização da diversidade humana;

• Ética e transparência;

• Democratização do ensino e pluralização do conhecimento;

• Diálogo com a sociedade e com outras formas de saber externas à prática científica;

• Responsabilidade no uso do bem público.

 

Valor gerado

 

O valor gerado pelo POSTRAD é a formação e o aprimoramento de alto nível de profissionais para atuarem em atividades de pesquisa, de magistério superior e de extensão no campo dos Estudos da Tradução e da Interpretação, em nível de Mestrado e, após a implementação do curso apresentado nesta proposta de APCN, de Doutorado.

 

 

 

Objetivos, indicadores, metas e ações 

 

 

Os objetivos estratégicos do POSTRAD para o quadriênio 2021-2024 estão alinhados com os objetivos da Universidade de Brasília, expressos nas diretrizes institucionais consolidadas no Mapa Estratégico 2018-2022, e com a ficha de avaliação da Área 41 - Linguística e Literatura da CAPES.

 

A medida de alcance de cada objetivo é representada por indicadores, os quais permitem avaliar, de forma quantitativa ou qualitativa, a execução do objetivo proposto.

 

As metas representam o desdobramento temporal dos objetivos em níveis de desempenho que se pretende alcançar em cada período do ciclo de planejamento, permitindo a avaliação da execução dos objetivos planejados.

 

 

As ações representam o conjunto de atividades que serão desenvolvidas para o alcance das metas propostas. Assim, para cada objetivo, considerando os seus respectivos indicadores e metas, são estabelecidas ações que serão implementadas pelos agentes responsáveis durante o período do planejamento.

 

Listamos a seguir os principais objetivos do POSTRAD para o quadriênio:

  • Ampliar o corpo docente mantendo o equilíbrio entre as linhas e a proporcionalidade entre docentes permanentes (70%) e colaboradores (até 30%);
  • Aumentar a quantidade de discentes;
  • Promover a internacionalização do Programa;
  • Atualizar a documentação do Programa;Melhorar a infraestrutura disponível para as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a publicação conjunta de estudantes e orientadores/as.

 

Análise ambiental

 

 

O diagnóstico ambiental consiste em um elemento do planejamento estratégico que tem a finalidade de promover a análise da situação atual do Programa, abrangendo a avaliação o seu ambiente externo e interno e das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Revela questões importantes que podem influenciar a trajetória do Programa no futuro e o delineamento de suas estratégias e objetivos.

 

 

Avaliação

 

Cada programa de pós-graduação deve elaborar sua política própria de autoavaliação para subsidiar a Coordenação do Programa na tomada de decisões e definir prioridades frente às exigências das regulamentações da Universidade de Brasília, a política de desenvolvimento institucional da Universidade, do Documento de Área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e demais agências reguladoras da pesquisa no Brasil.

 

De acordo com o Documento da Área 41 – Linguística e Literatura da CAPES (2019), a autoavaliação dos Programas “deve envolver todas as esferas sobre as quais os cursos de pós-graduação se constroem”.

 

Como exercício de reflexão crítica fundamental para a identificação de potencialidades e de fragilidades, a autoavaliação permite aos programas estabelecer estratégias com vistas a melhorar os indicadores e fortalecer os Programas. A autoavaliação deve estar associada ao planejamento estratégico do Programa, em sintonia com as políticas institucionais de apoio e de aprimoramento da pós-graduação stricto sensu. São necessários processos e instrumentos bem definidos, aplicados aos corpos docente, discente e egresso.

 

Segundo o Documento de Área, os quesitos de planejamento estratégico devem explicitar:

 

[...] as atividades futuras propostas em metas, envolvendo pesquisa, formação dos estudantes, políticas de inovação e de internacionalização, solidariedade, inserção social, autoavaliação e acompanhamento de egressos, entre outras ações indissociavelmente ligadas ao fortalecimento e qualificação da produção científica e técnica e à geração de impactos local, regional, nacional e/ou internacional. Além disso, é necessário que a expansão e a modernização das instalações e das condições de infraestrutura de funcionamento integrem o planejamento estratégico dos Programas.

 

Com a análise do desempenho em relação aos resultados desejados, realizada durante as fases de monitoramento e avaliação, é possível verificar se as estratégias e ações adotadas estão contribuindo de forma adequada para o alcance dos objetivos e se é necessário fazer ajustes para adaptar-se a mudanças ambientais.

 

O principal objetivo do monitoramento e da avaliação é identificar se as ações propostas para atingir as metas do Programa estão sendo executadas e se estão alcançando os resultados esperados, podendo ser necessários ajustes ao longo do processo. Seus objetivos específicos são: identificar se as políticas e estratégias estão bem direcionadas para o alcance das metas planejadas; reformular as ações e estratégias quando necessário; otimizar o acompanhamento dos indicadores; gerar informações gerenciais que auxiliem no preenchimento da plataforma Sucupira.

 

O planejamento estratégico do POSTRAD para o quadriênio 2021-2024 prevê uma periodicidade anual de monitoramento e avaliação, processos que compreendem o acompanhamento do desempenho do Programa no alcance da missão, da visão, dos objetivos e das metas estabelecidas. A metodologia estabelecida pela Universidade de Brasília para a elaboração e monitoramento do planejamento é a Balanced Scorecard (BSC). Foi estruturada em quatro etapas:

 

• Etapa 1: Coleta de dados por meio de e-mails, questionários, consulta à plataforma Lattes etc. Nesta etapa, a Coordenação trabalha em conjunto com a Secretaria, o corpo docente e a representação discente.

• Etapa 2: Diagnóstico das metas mediante preenchimento de planilhas de controle para calcular os resultados e classificar as metas como alcançadas totalmente, alcançadas parcialmente ou não alcançadas e monitorar o status da execução de cada ação prevista no planejamento. A Coordenação elabora um diagnóstico preliminar, com ajuda da Comissão de Pós-Graduação do POSTRAD, que depois é discutido no Seminário de Autoavaliação.

• Etapa 3: Análise no Seminário de Autoavaliação, momento fundamental de reflexão coletiva que tem lugar anualmente, entre outubro e novembro, com participação obrigatória do corpo docente permanente e colaborador do POSTRAD e com mesas de discussão junto à representação discente do Programa e junto a convidados externos.

• Etapa 4: Elaborar relatório apontando os aspectos a serem melhorados e as ações propositivas, para proceder à sua implementação no próximo ciclo de monitoramento e avaliação.