Índice de Artigos

 

 

AULA INAUGURAL 2022-1

 

cartaz

Nosso convidado para a aula inaugural do POSTRAD no primeiro semestre de 2022 foi o Prof. Dr. Iván Villanueva Jordán.

A aula foi transmitida em 08 de junho às 18h (horário de Brasília) pelo canal de YouTube UnB - CEAD (em espanhol com interpretação simultânea em português e em Libras).

 

Clique neste link para a transmissão em espanhol.

Clique neste link para a transmissão com interpretação em português e Libras

 

Resumo:

Nesta palestra, será apresentada uma sistematização geral sobre pesquisas publicadas sobre a tradução e representação da diversidade sexual e de gênero nos meios audiovisuais. Essas publicações estão compiladas no projeto «Línea del Tiempo TAV & LGBTQ+» (https://trujamancia.com/linea-del-tiempo/). A partir da sistematização dessas fontes, serão propostas dimensões relacionadas ao desenho metodológico e aos referenciais interpretativos e epistemológicos mobilizados nos referidos estudos. Dessa forma, será possível apresentar e discutir diretrizes para desenvolver propostas metodológicas no âmbito dos estudos de tradução sobre representações telecinemáticas que abordem a diversidade sexo-gênero. Ao longo da exposição teórica serão incluídos exemplos relacionados com a representação e a tradução do desejo homoerótico e do dragqueenismo.

  

Iván

Sobre o palestrante:

Iván Villanueva Jordán é professor pesquisador com dedicação exclusiva na Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas e atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral no Grupo TRAMA da Universitat Jaume I (Espanha). Foi professor visitante dos programas de tradução do Middlebury Institute of International Studies at Monterey (2015-2017; California, EUA.). Suas linhas de pesquisa são os estudos de gênero e os estudos LGBTQ+ em interseção com a tradução. Sua produção acadêmica aparece em revistas indexadas como Península, Perspectives, Mutatis Mutandis, MonTI, Hikma, CLINA, Meta e volumes especializados em tradução.

Em dezembro de 2021, ele defendeu sua tese de doutorado na Universitat Jaume I de Castelló (Espanha), sob a orientação do Prof. Dr. Frederic Chaume Varela, com o título "La traducción de masculinidades gay en la teleficción: análisis multimodal del doblaje latinoamericano y peninsular de la serie de televisión Looking".