Índice de Artigos

AULA INAGURAL 2024-1

Aula inaugural 04abr24

Nosso convidado especial para a aula inaugural do POSTRAD do primeiro semestre de 2024 é o Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva, professor titular de Teoria Literária da UNICAMP, tradutor, teórico e crítico literário ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e finalista em 2000.

Após sua aula e o Ciclo de Palestras do POSTRAD (parte da tarde), haverá lançamento de seus livros no saguão do auditório do IL, a partir das 16h00. Participe!

INSCRIÇÕES ABERTAS!!
Abrir SIGAA >> ir em EXTENSÃO >> clicar em Inscrição On-line em Ações de Extensão >> fazer login no site do gov.br (o usuário será direcionado ao site automaticamente) >> clicar em INSCRIÇÕES ABERTAS >> encontrar AULA INAUGURAL POSTRAD 2024...>> clicar em 👤+ para fazer inscrição!!

AULA INAGURAL 2023-1

Pamies

Nosso convidado para a aula inaugural do POSTRAD do primeiro semestre de 2023 é ANTONIO PAMIES BERTRÁN, professor catedrático da Universidade de Granada (ES), lotado no Depto de Linguística Geral e Teoria da Literatura. É graduado em Tradução e Interpretação. É doutor em Filologia, ambos os títulos pela Universidade de Granada. Atua no Programa de Doutorado "Línguas, Textos e Contextos". Atua no mestrado em "Línguas e Culturas Modernas" da Universidade de Granada. É professor visitante na Universidade Linguística de Moscou, na Universidade Taras Shevchenko de Kiev, e nas universidades de Paris-Diderot e Paris-Sorbonne.

Para receber certificado, é preciso se inscrever previamente pelo SIGAA (procurar pelo nome do evento: Aula inaugural do POSTRAD: Sobre intransferibilidade das conotações culturais).

A aula será online e ocorrerá de maneira síncrona em 20 de abril de 2023 às 15h em modalidade híbrida (no Auditório do Instituto de Letras e pela plataforma Teams).

Infelizmente, não teremos intérpretes de Libras devido à alta demanda de interpretação registrada nessa data.

Observação: A aula não será gravada.

AULA INAUGURAL 2022-2

aula oficina

Nosso convidado para a aula inaugural do POSTRAD no segundo semestre de 2022 foi o Prof. Dr. Luciano Bedin da Costa, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No dia 31 de outubro às 18h, o professor ministrou a aula "A cartografia parece ser mais uma política (e uma ética) do que uma metodologia de pesquisa".

No dia 01 de novembro às 9h ele ministrou a oficina "Linhas para uma escrita cartográfica".

As duas atividades ocorreram no Auditório do Instituto de Letras e contaram com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Educação, Artes e Direito, assim como de estudantes de graduação do Instituto de Letras.

AULA INAUGURAL 2022-1

cartaz

Nosso convidado para a aula inaugural do POSTRAD no primeiro semestre de 2022 foi o Prof. Dr. Iván Villanueva Jordán.

A aula foi transmitida em 08 de junho às 18h (horário de Brasília) pelo canal de YouTube UnB - CEAD (em espanhol com interpretação simultânea em português e em Libras).

Clique neste link para a transmissão em espanhol.

Clique neste link para a transmissão com interpretação em português e Libras

Resumo:

Nesta palestra, será apresentada uma sistematização geral sobre pesquisas publicadas sobre a tradução e representação da diversidade sexual e de gênero nos meios audiovisuais. Essas publicações estão compiladas no projeto «Línea del Tiempo TAV & LGBTQ+» (https://trujamancia.com/linea-del-tiempo/). A partir da sistematização dessas fontes, serão propostas dimensões relacionadas ao desenho metodológico e aos referenciais interpretativos e epistemológicos mobilizados nos referidos estudos. Dessa forma, será possível apresentar e discutir diretrizes para desenvolver propostas metodológicas no âmbito dos estudos de tradução sobre representações telecinemáticas que abordem a diversidade sexo-gênero. Ao longo da exposição teórica serão incluídos exemplos relacionados com a representação e a tradução do desejo homoerótico e do dragqueenismo.

Iván

Sobre o palestrante:

Iván Villanueva Jordán é professor pesquisador com dedicação exclusiva na Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas e atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral no Grupo TRAMA da Universitat Jaume I (Espanha). Foi professor visitante dos programas de tradução do Middlebury Institute of International Studies at Monterey (2015-2017; California, EUA.). Suas linhas de pesquisa são os estudos de gênero e os estudos LGBTQ+ em interseção com a tradução. Sua produção acadêmica aparece em revistas indexadas como Península, Perspectives, Mutatis Mutandis, MonTI, Hikma, CLINA, Meta e volumes especializados em tradução.

Em dezembro de 2021, ele defendeu sua tese de doutorado na Universitat Jaume I de Castelló (Espanha), sob a orientação do Prof. Dr. Frederic Chaume Varela, com o título "La traducción de masculinidades gay en la teleficción: análisis multimodal del doblaje latinoamericano y peninsular de la serie de televisión Looking".